A morte do ECM?
Olá, resolvi escrever sobre um artigo que li (tardiamente eu confesso) no Gartner. Esse artigo fala sobre o fim do termo ECM. Segue artigo: The Death of ECM and Birth of Content Services.
Não vou traduzi-lo para não perder a essência. Na verdade, vou me ater somente a primeira parte da frase, o The Death of ECM.
Assim que li o título do artigo fiquei bastante curioso e confesso que a primeira coisa que me veio a cabeça foi: “Como uma coisa pode morrer sem sequer ter nascido?”
Li o artigo três e fiquei com a mesma impressão. “Como uma coisa pode morrer sem sequer ter nascido?” E ainda pensei “Essa realidade não serve para as empresas no Brasil”
Nesse caso o “morto” seria o ECM, ou melhor, o conceito ECM. Evidente que não levarei ao pé da letra, mas quero fazer alguns comentários sobre o tema.
Antes de mais nada vamos contextualizar o que é ECM. A AIIM - Association for Information and Image Management - define ECM como um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e fornecer conteúdo corporativo.
Foi exatamente voltando a essência do conceito que confirmei minha impressão anterior. E ainda reforcei minha impressão de que as empresas no Brasil ainda estão engatinhando no conceito ECM. Até mesmo na compreensão sobre o tema, sua abrangência e benefícios.
Muitas empresas ainda possuem iniciativas e projetos departamentais, usando soluções tecnológicas distintas, onde o único objetivo é dar acesso aos conteúdos de forma mais célere. Esses projetos e iniciativas ignoram diversos aspectos do ECM. Não existe estratégia corporativa, nem muito menos visão integrada das iniciativas. É o verdadeiro cada um resolve o seu problema. Dessa forma o objetivo mais importante do ECM não é alcançado, que é manter e gerenciar os conteúdos de forma corporativa, promovendo acesso e serviços de conteúdos realmente relevantes para os processos de negócio e questões legais e regulatórias.
Considero muito importante termos dimensão do que significa cada conceito e sua aplicabilidade, principalmente no cenário que estamos inseridos. Tendências e visões futuristas fazem parte do jogo, mas na minha visão não devem ditar as regras. Foque mais no seu processo de maturidade e menos nas tendências do mercado.
Concluindo, o conceito ECM não morreu, ele sequer nasceu … ou não cresceu … ou não amadureceu!
Gostaria de abrir um debate: O que você acha sobre o tema The Death of ECM ? Qual a sua visão ?
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